domingo, 17 de setembro de 2023

ESTÓRIAS DA ESCOLA 79-91

 PAULO ALEXANDRE GOUVEIA DA SILVA

















PRÉ E DURANTE A PRIMÁRIA

SRª APOLÓNIA















cadernos comprados na Srª Inilde (Morelena)




Srª Apolónia, posso ir lá fora?:

- "Vais ao Tio Ventura ou à pedreira do Casais?"
- "À pedreira, e tu?"
- "Vou fingir que vou fazer xixi e depois vou ter à pedreira também."
Era assim com os rapazes. Quando era só xixi, era só sair da porta e ver quem chegava primeiro ao muro de pedra 20 metros depois. Mas as corridas não eram só nossas. Os xixis também tinham as suas competições seguindo as marcações que nós traçávamos no chão. E eles, os xixis, lá corriam, como rios. Mas tudo se resumia a 5 minutos de descanso.
Mas nós queríamos mais. Como? Ora bem...Fazer cócó demora mais tempo do que fazer xixi. E quanto mais longe melhor. A pedreira do Casais, claro. O Zé Augusto, Bêta, Dias,... até fizeram lá um cagatório com pedras, madeiras e com umas canas e ervas à mistura, para estarmos fechadinhos sem que ninguém nos pudesse ver. Mas o Casais partia tudo. O Casais ou o Capitão. O Capitão talvez para se vingar das pedras que nós lhe atirávamos cá de cima. Chegávamos a juntar 5 ou 6 amigos lá na pedreira. Uns que fingiam ir fazer xixi e faziam um desvio, outros que diziam que iam ao Tio Ventura mas iam à volta pelo beco e passavam quase de gatas na parte de fora do muro para não serem vistos de lá de dentro. De regresso vínhamos a correr, umas vezes à frente do Capitão, outras à frente do Casais e outras com o pressentimento de que tínhamos demorado muito.




o Ti Ventura:

Quando saíamos tínhamos que ir ligeiramente para a esquerda até ao canto junto a um canil e um pequeno monte de terra. Muitas das vezes debaixo dos olhos do Tio Ventura. Ou não? É que às vezes parecia que ele estava a olhar e não via. Outras vezes ralhava connosco. E ele lá continuava na sua janela a fumar.
Elas tinham a vida mais simplificada. Quando saíam da porta viravam logo à esquerda na direção da parte de trás do monte de pedras. Tão fácil. Lá faziam tudo. O curioso é que demoravam tanto ou por vezes mais tempo do que nós.




xiu, pouca bulha:

Havia o canto das raparigas logo à esquerda quando entrávamos, e o canto dos rapazes lá mais para a direita. Tinha que haver sempre silêncio, ou ''pouca bulha''. 
Ao mínimo barulho, algum som menos próprio que fosse emitido, algum espontâneo e inofensivo assobio p.ex. resultado de uma palavra mal pronunciada ...bom, começava num canto e acabava noutro, saltando algumas (uns). Alguns até já se manifestavam piedosamente mesmo antes da sua vez. Contudo, foi raro o aluno que não voltou lá depois da quarta classe, para a visitar e eventualmente agradecer.








-ESCOLA PRIMÁRIA DE MORELENA-





1ª CLASSE 80/81




No final do ano letivo, a Professora Odete decide transitar não para a segunda
mas sim para a terceira classe, três alunos que mediante a sua análise, reuniam o
aproveitamento suficiente para esta sua decisão.

Esses alunos foram o Lúcio, Sérgio e eu.









café com Leite:

Era no recreio da manhã. Cada um de nós tinha que levar logo no início do ano letivo, um copo, ou de preferência uma caneca.
Enquanto decorria a primeira parte das aulas, a Srª Empregada (Conceição), preparava-nos dentro de uma enorme panela, o nosso leitinho misturado com café também ele feito naquele momento. E nós lá nos colocávamos em fila com a caneca na mão enquanto 
a Srª Empregada nos servia através de uma grande concha, para depois nos sentarmos naquela grande mesa a beber o café com leite e a comer o que tínhamos trazido nessa manhã. Mas era melhor fazer-mos xixi antes da segunda parte das aulas porque nem sempre podia-mos ir durante as aulas ou por vezes o sinal podia estar vermelho.



sinal verde, sinal vermelho:

Estava precisamente à direita da porta da sala de aulas. Assim, durante as aulas bastava olharmos para a parede junto à porta e lá estava o sinal verde ou vermelho, redondo, feito de cartão revestido com um género de tecido. Estava preso por um fio. De um lado era verde e do outro era vermelho. Era para podermos ou não ir à casa de banho. Cada um de nós, sempre que fosse à casa de banho, colocava o sinal no vermelho para indicar a todos os outro alunos que escusavam de pedir para lá ir. Quando o nosso colega regressava da casa de banho bastava virar o sinal de vermelho para verde e assim a casa de banho estava livre. 



é entrada pra a primeira, é entrada pra primeira...:

Penso que esta foi uma tradição que continuou por muitos mais anos. Pouco há a dizer. Quando a Senhora Conceição nos vinha à porta chamar : "Meninos, tá na hora". Aqueles que ouviam o recado desatavam a correr à volta da escola a dando a notícia entoando: "é entrada pra primeira, é entrada pra primeira..." arrastando os outros alunos que ouviam e faziam parte dessa classe e assim se juntavam ao grupo dando voltas à escola. Era a entrada para a aula.
 Sem dúvida, um dos grandes sucessos da televisão da altura, os Palhaços. Com uma enorme força de vontade da Professora Rosalina e também de nós os três claro, conseguimos transportar a famosa série Portuguesa dos pequenos écrans para a Sociedade Recreativa de Morelena arrastando até lá algumas dezenas de pessoas. CROQUETE- Lúcio Vinagre - BATATINHA- Paulo Gouveia - CARLOS VIDAL- Filipe Gonçalves.






















Mundial Espanha 82:

Estávamos praticamente no final deste ano letivo e chegava o mundial de Espanha, mas, se depois do futebol tínhamos os gelados FÁ, antes, tínhamos os desenhos animados "Futebol em Acção". Naranjito, Clementina, Citrónio, Imarchi... e os grande inimigos Zruspa e os seus bandidos. Claro que isso não podia passar em claro, e nós fazíamos o que podíamos para encenar tudo. O Naranjito era o Lúcio, o Citrónio o Elias, a Clementina era a Anastácia e o robot Imarchi era a Xana da Damásia.  O Sérgio era o Zruspa, e eu e outros que já entramos tarde não nos restava mais do que sermos os bandidos. 




a Rosita não dá a bola:

Tínhamos que ter muito cuidado quando chutávamos à baliza. De um lado a bola podia ir parar à terra grande, mas aí o problema ficava resolvido. O Paulo do Paço ou o Cesaltino iam lá buscá-la, sim porque o dono da terra nunca estava lá.
Mas do outro lado era o quintal da Rosita. Pois, mas aí já era mais difícil. Nem Cesaltino nem Terror ou nem mesmo o Massa com o seu ar descontraído e sempre na sua, nem sempre ia. Tínha-mos que ir à volta com autorização da professora e pedir a bola com muita delicadeza. Houve uma fase em que só podíamos jogar na parte da frente da escola mas existiam pelo menos dois perigosos obstáculos para quem queria correr. O Pinheiro e o ferro.
Pois, porque nós estávamos a pensar que a Professora vinha de autocarro. Mas de vez em quando vinha de carro. Até as raparigas se apoiavam na vedação para espreitar se ela vinha lá dentro do autocarro. Quando não vinha, bem, dávamos voltas e voltas à escola a entoar "Não vem, não vem, não vem...". Mas por vezes, ela fazia-nos uma surpresa. Não vinha de carreira. Ou por vezes até parecia que se baixava quando passava em frente à escola porque sabia que nós estávamos sempre ali apoiados e de olhos postos na professora Paula Alexandra.




Galactica:

Era a série do momento. Mesmo destinada a um publico mais masculino, inevitavelmente
não passava despercebida às atenções de algumas das nossas amigas. Amigas ou neste caso inimigas, porque não pertencendo elas ao sexo mais forte, tinham que se contentar em fazer de figurantes ou de Cylons. Nós, rapazes, éramos claro, os principais protagonistas.
 O Filipe das Falimas era o Apollo, o Elias o Starbuck, eu era o Boomer alternando com o Padinha da outra classe, o Sérgio era o Baltar e o Lúcio sem escolha possível, tinha mesmo que ser o comandante Adama. Sim, porque o comandante nunca saia da nave. O mesmo acontecia com o Lúcio, que não conseguia descer daquele muro largo e comprido situado na ponta do nosso espaço recreativo. O muro era a nave, a GALACTICA constantemente atacada pelos Cylons (Lúcia dos Palmeiros, Xana da Damásia, Anastácia, Gabriela...). Por vezes os donos do muro expulsavam-nos dali sem nós nunca termos percebido o porquê. Aquele muro enorme, situado dentro do espaço da escola, não era da escola? Tinha outro dono?
Os Cylons também tinham a sua base. Eram as escadas que davam acesso à escola. Eram através dos dois largos corrimãos acimentados, que partiam as naves dos Cylons. Mas as escadas não serviam só para as naves dos Cylons descolarem. Era precisamente por baixo delas que os senhores do leite deixavam as caixas de plástico cinzentas logo de madrugada, para o nosso lanche da manhã.






Os três alunos que dois anos antes tinham transitado da primeira para a terceira classe,
viam-se agora obrigados a repetir a 4ª classe por não terem idade para frequentar o 5º
ano. Nenhuma escola nos arredores aceitava alunos que completassem 10 anos apenas no ano seguinte, em 1984.







4ª CLASSE  83/84





































Não tenho memórias de brincadeiras, episódios no recreio ou na sala de aulas no que toca a este ano letivo. Apenas sei que foi o segundo com a Professora Odete e o segundo na 4ª classe voltando naturalmente a ficar com muitos dos colegas que tinha deixado na 1ª classe. Por isso mesmo, sei que podia juntamente com o Lúcio e Sérgio, estar já no 1º Ano, algures num liceu ou na Telescola em Pêro Pinheiro. O Liceu em Montelavar ainda estava em construção e nós os três, depois de termos passado da 1ª classe para a 3ª, éramos naturalmente demasiado novos para frequentar o 1º ano. Foi assim na altura. 
Foi também neste ano que me vim forçado a abandonar as aulas logo no início do 3º período, para nunca mais voltar a ser aluno daquela escola. Passei os últimos meses da 4º classe na cama, estudando aquilo que a professora mandava para casa e que com muita dificuldade e sem qualquer apoio, tentar perceber a matéria que se ia dando lá na sala. Lá ia fazendo os testes e algumas fichas, mas com imensa dificuldade não só pela natureza da situação mas também pela doença que se apoderou de mim. Foram 3 meses sem aulas mas felizmente passei de ano.
A Hepatite durou mais 2 meses num total de quatro.











Em 2007, aquando
do 50º aniversário da escola, 
 duas das minhas três professoras durante a primária. 
A Professora Rosalina e a Professora Odete juntamente 
com aquele que foi durante 30 anos, o grande pilar daquela escola. 
A Senhora Conceição. 











-ESCOLA PREPARATÓRIA DE MONTELAVAR-






1º 5ª - 84/85

INÍCIO DAS AULAS

 -Presidente do Conselho Diretivo: Professor Armando (Estudos Sociais) 

-15 turmas espalhadas por apenas dois níveis, o 5º ano com a denominação de 1º (primeiro), e o 7º ano: Turmas do 1º1ª (primeiro preimeira) ao 1º5ª (primeiro quinta)com aulas no pavilhão L, e do 7ºA ao 7ºJ (aulas nos pavilhões B e C).

Depois de um falso arranque em Outubro de 1984, a escola reabre definitivamente no mês seguinte.
O portão de cima era o único que estava disponível. O de baixo estava ainda talvez em acabamentos ou ainda em construção. O Porteiro, alto, forte, cabelo preto, curto e solto penteado para trás, vestia na maior parte das vezes fato escuro e gravata. Tinha um ar sério e poucas vezes mostrava simpatia. Não podia estar mais certo porque o que se ia passando ao longo do primeiro período só mesmo apostando naquela postura.
Apesar do atraso na abertura e das obras ainda na fase final, os  acabamentos daquela escola pareciam não ter fim. É que misteriosamente alguns pormenores acabados pelos trabalhadores no dia anterior, apareciam de novo prontos para novos acabamentos. 
E os bancos? Esses por vezes apareciam nus sem as suas travessas de madeira ou mesmo os cestos do lixo amarelos de rede, apareciam longe dos seus suportes que eram cravados no alcatrão. Aquelas árvores gigantes que lá estão agora..., bem estas árvores não são com toda a certeza as iniciais. Essas primeiras serviam na maior parte das vezes como um desafio para saltarmos por cima delas. Os repuxos cromados, apareciam rapidamente sem aquele apoio circular à volta da saída de água, onde nós bebíamos. Os postes luminosos amarelos eram excelentes. Sobretudo aquele lá do cantinho junto à rede para lá do campo de futebol. Bastava um simples toque e todo o circuito luminoso à volta do campo se apagava. Mas fazia-se luz passados poucos minutos. Mas os postes serviam também para um género de introdução ao caloiro (embora naquele ano todos fossemos). Todos tínhamos que ir ao poste. Na maioria nós, os do 1º ano, claro. É que os do 7º ano, para alem de serem mais velhos, eram o dobro. 




    









A disciplina de Educação Musical não estava disponível neste ano

https://www.facebook.com/photo/?fbid=326452977764509&set=a.330441750698965









Pavilhão A, um dos quatro pavilhões


                   Os quatro pavilhões estavam nomeados alfabeticamente 
           sendo o maior e principal, o pavilhão A. Era lá que se encontrava 
             o conselho diretivo, a secretaria, o refeitório, o bar, papelaria... 
 Os pavilhões B e C era iguais e eram compostos por nove salas de aula cada. 
                Por fim o quarto e último pavilhão. O L de Laboratório. 
Era lá que se encontrava a sala extra em relação aos dois pavilhões anteriores.




















Estudos Sociais- Professor Armando




Jogo do prego (espeto)














2º 5ª - 85/86

-De dois níveis, o 5º ano e o 7º ano, a escola passa a ter mais dois, o 6º ano e o 8º ano. De fora ficava ainda o 9º ano-







   



Se não estou em erro, este foi o único ano, até agora, com aulas ao Sábado.
Em relação à disciplina Religião e Moral,
 só foram dadas três ou quatro aulas.














Matemática- Professora Odete Bernardes











Trabalhos Manuais


https://www.facebook.com/photo/?fbid=353519505057856&set=a.344889285920878









Capa de Educação Visual













Ano letivo 85/86 - 1º ano; 2º ano; 7º ano; 8º Ano

-Primeira final de futebol cinco, ano letivo 85/86 -



 Ficha do jogo: 
  
7ºI-  1-0; 2-0; 3-0; 3-1(o primeiro golo do 2º5ª foi marcado por mim, do meio campo, com o Guarda redes adiantado); 3-2; 3-3( estes dois golos do 2º 5ª foram marcados pelo Vaquinhas).
Depois do prolongamento, sem golos, o 7ºI venceu em penalties por 4-2, eu falhei um.        





Este segundo ano de vida desta escola, foi o segundo e último ano com a designação "escola preparatória".
O colega Nelson Lopes viria a fazer parte de duas das minhas turmas
alguns anos depois. O 8ºA e o 9ºC.








-ESCOLA C + S DE MONTELAVAR-



7º B - 86/87

A partir deste ano letivo, os nossos cartões escolares deixam
de ter a designação de "preparatória" passando a C+S.
Estavam finalmente  preenchidos os cinco primeiros níveis inicialmente 
projetados para este liceu. A escola que se denominava C + S, dispunha finalmente do Ciclo completo: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º.
Mas quem completava o último nível, tinha que escolher outra escola. O secundário não
estava disponível nem nunca esteve até aos dias de hoje.























https://www.facebook.com/photo/?fbid=200846606991814&set=a.198257523917389





Matemática- Professora Isabel Casinhas





Caderno de Matemática









https://www.facebook.com/photo/?fbid=678782142531589&set=a.198257523917389




 
Geografia- Professor Mário Rui










Francês- Professora Helena Mouat








Os nossos campeonatos de "dois para dois"


https://www.facebook.com/photo/?fbid=206465909763217&set=a.198257523917389



O jogo do mata







O jogo das sete pedras










Cartão de identidade já com a designação "C + S". 
O colega Nuno Alberto que foi da minha turma 
nos dois anos anteriores,  fazia este ano parte do 7ºA.











7º E - 87/88







                                                           

   





sala C2




interior da sala C1
































 





8º A - 88/89












Biologia- Professora Floribela





Geografia- Professor Óscar










Fisico Quimica- Professora Teresa Oliveira















trabalho de grupo com a Susana e Madalena




visita de estudo à Cencal (Caldas da Rainha)




Trabalho de Cerâmica do Nelson Lopes





capa de Educação Visual




O dia de Roma
22/02/89











9º C - 89/90




 













Arte & Design- Professor António de Melo
https://www.facebook.com/photo/?fbid=246720229071118&set=a.260663467676794





Arte & Design- Professora Eduarda Quaresma
https://www.facebook.com/photo/?fbid=745835415826261&set=a.260663467676794





Professora Adélia Goulart




Professora Helena Fino




Aula de Física & Química com alunos de outras turmas







Professor Sérgio Freixo
https://www.facebook.com/photo/?fbid=248612265548581&set=a.260663467676794





Professora Dora Gomes
https://www.facebook.com/photo/?fbid=249250418818099&set=a.260663467676794






Professora Manuela Atabão






Professora Teresa Correia






Professora Domitília Costa






Professor Luís Fontana





Dia da Matemática







Marco, Susana Pascoal, Rui,
Susana Gaspar, Helena, Susana de Jesus e Anabela





Visita de estudo à barragem de Castelo de Bode




Tomar- Eu, Nelson e Galvinas






Tomar- Eu, Nelson e Galvinas




Tomar- Eunice e Catarina




Tomar- Helena, Susana Jesus, Eunice, Anabela, Susana Gaspar e Susana Pascoal





Tomar- Rainha, Nelson, Escamas (9ºD), Josué, Cristiano? (9ºD), Susana Jesus, Susana Pascoal
Helena, Eunice e Anabela





Barragem de Castelo de Bode- Susana Pascoal





Barragem de Castelo de Bode- Eunice




Barragem de Castelo de Bode (interior)- Galvinas, Patrícia, Susana Gaspar, Josué, de azul a Eunice e à direita o Professor Sérgio Freixo




Visita de estudo à barragem de Castelo de Bode (Janeiro ou Fevereiro de 1990)
9ºC






Carnaval- festa a 24 de Fevereiro de 1990



Otelo, Marco Courelas, Catarina, Nelson, eu, Elisabete, Monica e ??? mais em baixo,
 lá atrás de bigode a Susana Pascoal, Galvinas aqui à frente, Rainha e Helena.





Catarina, Marco, Rainha, Patrícia, Susana Gaspar, Ana Eduarda, Madalena (do meu 7ºE e 8ºA), Susana Pascoal e Elisabete





Na foto da esquerda as Susanas Gaspar e Pascoal e à direita a Susana (8º ), Susana Pascoal e a irmã. Em baixo a Carla Carvalhosa do meu 7ºE.







Panfleto do Baile de Finalistas





Viagem de Finalistas





DIA 1

-Coimbra-

Eu, Rainha, Galvinas, Jorge do meu 8ºA e Dito (9ºA?).
Marta e Juca (9º A), e Sandra



Bom Jesus




Pensão em Caldelas





DIA 2

-Gerês-

Anabela, Monica, Susana Jesus, Nelson, Rainha, Helena e Madalena do meu 7ºE e 8ºA









-Ponte da Barca-

De outras turmas (todos do 9ºA?) temos o Telmo, Zé Jorge, Anabela, Lúcio, Sónia e Jorge, ambos do meu 8ºA, Tuikas, Chico com a Juca atrás e Marco da minha 1ª e 4ª Classe. À frente o Calipa à esquerda. Da minha turma, 9ºC, a Susana Jesus, a Susana Gaspar, Anabela e a Susana Pascoal







Célia Jorge e Marta do 9ºA, Patrícia e Nelson do 9ºC, uma colega com a Ana Patrícia do meu 7ºE, ainda a Zoleica, Susana Pascoal, Susana Gaspar e Anabela, todas do 9ºC, ainda uma colega, eu e a Helena Geirinhas. No barco temos a Catarina, Ana Eduarda, Marco, um colega e a Telma (9ºA?)





recordação do Rio Lima






Santa Lúzia, Viana do Castelo




Viana do Castelo

Patrícia e Marco




Eunice do 9ºC e Carla Veríssimo do meu 7ºE



recordação de Viana do Castelo



DIA 3

Pensão em Caldelas



Sameiro

Aqui à frente está o Octávio, depois o Galvinas, Helena, eu, ??, Professora Dora, Patrícia lá ao fundo, Ana Eduarda e Susana Jesus aqui à direita









Falperra

Eunice




Aqui à esquerda está a Susana Gaspar, atrás estou eu com a Helena Martins, atrás o Paulo Hortêncio com o Marco Courelas e depois o Josué. Lá mais atrás estão o Mimosa, Zé Jorge, Chico e Tuikas todos do 9ºA, Para cá temos o Telmo (9ºA?) e o Rainha? Mais para cá temos a Carla Veríssimo do meu 7ºE com a Eunice e por fim aqui à esquerda estão a Patrícia e a Susana Pascoal.





Viagem de finalistas
28, 29 e 30 de Abri de 1990









ensaios para uma peça de teatro com algumas 
das colegas do 9ºC na sala C7



Bar no Pavilhão A






Mariazinha-
a chefe das Contínuas



Desfile das Misses




Feira das Escolas




Um dia na Capital do Império






Desfile do traje (parte 1)






Desfile do traje (parte 2)







Visita de estudo ao Palácio da Pena, Sintra


Helena, Anabela, Susana Pascoal e Susana Jesus




Susana Pascoal e Helena









acesso ao campo de futebol (entre os pavilhões A e C)

Campeonato de Skate com o Nelson do 9ºC 
a fazer um Backside nesta improvisada Miniquart





Festa de final de ano (parte 1)





Festa de final de ano (parte 2)





capa de Arte & Design














9º G - 90/91

  

  







Sala L3- 28 de Setembro de 1990, dia da apresentação do 9ºG













Sala CT2





Professora Beatriz Gonçalves





Professora Alexandra Gomes





Professora Anabela Pereira






Professora Fátima Monteiro





Professora Emília Marques





Professor José Cardoso





Professor Sérgio Freixo





Professora Helena Fino





Professor de Arte & Design- António de Melo





Professora de Arte & Design- Eduarda Quaresma






Novembro de 1990- início das obras no exterior da escola




Exposição de trabalhos 











Festa de Natal a 14 de Dezembros de 1990


Atrás: Helena, Sandra e Clotilde
Em baixo: Eunice, Zoleica e Professora de Português.
À frente: Carla Stella ( do meu 1º5ª e 2º5ª)





Os Professores Beatriz Gonçalves e José Cardoso.
Atrás: Cansado, Marco e Botas
Todos do 9ºG




Mesa de Natal do 9ºG



Mesas de Natal de outras turmas




Festa de Natal no Pavilhão A

















2º Período



Trabalho de Desenho



1 de Fevereiro 1991- Sala dos Professores







Contínua Joaquina






8 de Fevereiro 1991- Carnaval
Eunice, Zoleica, Nuno, Sandra e Clotilde





Dia do Professor





Visita de estudo a Coimbra




12 de Março 1991- Visita de estudo a Coimbra
Eu, Eunice, colega de outra turma, Clotilde






um dos acessos ao campo de futebol






Professora de Físico Química Helena Fino
(última aula)

                        

             

    
3º Período




Pavilhão CT






Quarta Feira, 10 de Abril 1991
                                                               



Visita de estudo à Cencal, Caldas da Rainha




17 de Abril 1991- 
Visita de estudo à Cencal, Caldas da Rainha
Parque D. Carlos I- Helena, Sandra e Eunice






17 de Abril 1991- Visita de estudo à Cencal, Caldas da Rainha
Parque D. Carlos I- Helena Geirinhas





17 de Abril 1991- Visita de estudo à Cencal, Caldas da 
Rainha
Óbidos- Rainha, Helena e Carlos






19 de Abril 1991- Teatro sobre a droga na Sociedade Recreativa
"Os Montelavarenses"






Filme na Biblioteca com colegas do 9ºG: Rainha, Cansado,
 Helena, Carlos Neto, Zoleica, Sandra, Pedro e Carlos.







Visita de estudo ao Museu de Marinha com turmas do 8º ano







Bar no Pavilhão A com a Contínua Graça
































continua...




Um grande obrigado a todos os seguintes amigos por terem cedido muitas destas imagens:

-Eunice Marcelino (9ºG)
-Leonel Fragoso (9ºG)
-Rui Paulino (9ºG)
-Helena Geirinhas (9ºG, 9ºC)
-Professor Sérgio Freixo (9ºG, 9ºC)
-Nuno Luz (9ºG, 2º5ª, 1º5ª, 4ª classe, 1ª classe)
-Susana Gaspar (9ºC, 8ºA, 7ºE)
-Susana Pascoal (9ºC, 8ºA, 7ºE)
-Paulo Galvinas (9ºC, 8ºA, 7ºB)
-Nelson Lopes (9ºC, 8ºA)
-Marco Courelas (9ºC)
-Paula Susana (7ºE)
-Paula Ramos (7ºB, 2º5ª, 1º5ª)
-Filipe Gonçalves (4ª classe, 3ª classe)
-Célia Jorge
-Cláudia Cuco
-Diogo Lopes








Sem comentários:

Enviar um comentário

JORNAIS E REVISTAS

  em atualização DEZEMBRO 1989, JANEIRO A DEZEMBR0 1990 DEZEMBRO 1990, ESPECIAL 1990 PARTE 1 & 2,  HARD ROCK & HEAVY METAL ENCYCLOPE...